Perguntas e Respostas
MUSICA, DANÇA E ARTE DA AMERICA LATINA
1)- Como é a música da América Latina?
R: A Música da América Latina inclui os estilos musicais de todos os países da América Latina e está distribuída em diversas variedades. Faz parte desde a simples música do norte do México à sofisticada havaneira de Cuba, bem como as sinfonias de Heitor Villa-Lobos e os simples e emocionantes sons da quena, uma flauta andina. A música tem desempenhado um importante papel recentemente na política da América Latina, o movimento Nueva Canción é um excelente exemplo. A música latino-americana bastante diversificada é realmente unida por meio da origem comum dos idiomas: as línguas neolatinas portuguesa e espanhola, no caso particular do continente americano são os dialetos espanhol da América e português do Brasil, e em menor escala, as crioulas derivadas dessas, como o crioulo haitiano.
2)- Como é a dança na América Latina?
R: O primeiro ritmo afro-cubano que se tornou conhecido no estrangeiro foi a Rumba. Músicos cubanos dirigidos por Don Azpiazu apresentaram esta música à cidade de Nova Iorque em 1929, e a Paris e Londres em 1930. Bailarinos de ambos os lados do Atlântico simpatizaram com esta nova dança e, em poucos anos, a Rumba Quadrado passou a ser a primeira dança latino-americana a estar incluída no calendário de danças sociais do Ocidente. As figuras básicas que usa são em forma de quadrado – daí o nome. A chegada da Rumba reavivou o interesse noutras danças latino-americanas, algumas das quais tinham já sido apresentadas sem grande sucesso em anos anteriores, e por volta de 1945 o Samba (do Brasil) e o Jive (dos E.U.A.) passaram a integrar o cenário das danças sociais.
3)- Como é a arte na América Latina?
R: Com a presença de quatro nomes de destaque da crítica internacional, o terceiro painel do seminário “Arte Contemporânea no Século XXI”, realizado nesta quinta-feira (4) no Auditório Ibirapuera, teve como foco a arte contemporânea na América Latina. Andrea Giunta, Augustin Pérez Rubio, José Roca e Julieta Gonzáles falaram tanto sobre a produção artística quanto sobre instituições e estruturas, em mesa que teve mediação de Leonor Amarante. “A produção latino-americana demorou para ser reconhecida internacionalmente. (…) Só nos últimos 20 anos tivemos um número razoável de artistas inseridos em exposições internacionais importantes, nos circuitos das galerias, nas feiras internacionais e nas revistas especializadas”, disse a editora da ARTE! Brasileiros na abertura do debate.
4)- Como é usada a arte na America Latina?
R: A arte contemporânea produzida na América Latina tem tido cada vez mais participação no sistema de arte global, especialmente no mercado. Obras de artistas do continente têm alcançado valores recorde em leilões internacionais e coleções estão aumentando seus acervos latino-americanos, contando com a consultoria de especialistas da região. Nos últimos anos, tem havido um aquecimento acelerado do setor e a proliferação das feiras internacionais de arte, que vêm abrindo cada vez mais espaço para galerias e artistas da América Latina. A arte contemporânea produzida na América Latina tem tido cada vez mais participação no sistema de arte global, especialmente no mercado. Obras de artistas do continente têm alcançado valores recorde em leilões internacionais e coleções estão aumentando seus acervos latino-americanos, contando com a consultoria de especialistas da região. Nos últimos anos, tem havido um aquecimento acelerado do setor e a proliferação das feiras internacionais de arte, que vêm abrindo cada vez mais espaço para galerias e artistas da América Latina. A arte contemporânea produzida na América Latina tem tido cada vez mais participação no sistema de arte global, especialmente no mercado. Obras de artistas do continente têm alcançado valores recorde em leilões internacionais e coleções estão aumentando seus acervos latino-americanos, contando com a consultoria de especialistas da região. Nos últimos anos, tem havido um aquecimento acelerado do setor e a proliferação das feiras internacionais de arte, que vêm abrindo cada vez mais espaço para galerias e artistas da América Latina.
5)- Qual é a dança mais famosa na America Latina?
R: Embora Portugal e Espanha não façam parte da América Latina, a música espanhola e portuguesa convivem com a latino-americana em um forte e rico intercâmbio.
6)- Qual é a (o) dançarino mais famoso da America Latina?
R: Mikhail Nikolaévich um bailarino, coreógrafo e ator.
Grupo 2: Emanuelly, Gabriel Brandão, Gabriela Z, Kauã Dellafiori